terça-feira, outubro 09, 2012

Dia 09 – O que você acha dessa “moda” de livros que acabam virando séries?

Eu não tenho nada contra histórias que continuam, desde que exista uma história interessante para continuar. Vou usar meu exemplo clássico, Harry Potter tem sete livros e a minha vontade é sempre de ler do primeiro ao último, até porque a história é fascinante e os personagens vão crescendo e mudando com ela. (Já falei de HP durante esse meme aqui.)

Mas existem casos em que a história fica cansativa e parece nunca ter fim, como é o caso dos livros da série House of Night, que nos primeiros eu li super empolgada e depois de ler uns cinco livros em sequencia descobri que ainda tinha outros para ler. Eu li oito livros da série, que tem nove já publicados e mais um que deve ser lançado até o final do ano. Quando eu estava lendo o oitavo livro, eu, super inocente, tinha certeza de que finalmente o fim estava próximo, mas não ainda tem mais história. Eu vou ler os que faltam por pura curiosidade (sou dessas que quando começam a ler tem que ir até o fim!), porque a empolgação do início se perdeu.
O livro é sobre vampiros, assunto que eu gosto muito, misturado com lendas cherokee. O tema é interessante, mas a história já se alongou tanto que fica meio perdida. "House of Night" é um livro para adolescentes, então a linguagem é bem característica. 
Se alguém se interessar, os noves títulos da série já publicados são: "Marcada", "Traída", "Escolhida", "Indomada", "Caçada", "Tentada", "Queimada", "Despertada" e "Destinada".

Já que estamos falando de livros com continuação e para ninguém falar que eu só falo em Harry Potter,  vou citar um que li esse ano que eu adorei: "Jogos Vorazes", de Suzanne Collins. Eu assisti o filme, fiquei louca com a história e morrendo de curiosidade para ler o livro. Fui na livraria e comprei os três títulos, na ordem: "Jogos Vorazes", "Em chamas" e "A esperança", não consegui largar enquanto não terminei de ler, gostei muito mesmo


Sobre os livros:
Jogos Vorazes"Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! " (Trecho retirado do Skoob)


Em chama: "Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. (Trecho retirado do Skoob)

A esperança: "Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução." (Trecho retirado do Skoob)

Nota pessoal sobre os livros: Gosto muito dos livros e acho super interessante para pensar a sociedade atual sob a lógica do espetáculo. É uma forma crítica de ver a relação do público com os reality show.

Nenhum comentário: