sábado, outubro 06, 2012

Dia 06 – Um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez.

Eu sempre acho que todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida "Ensaio sobre a cegueira", de José Saramago (ou pelo menos algum livro do Saramago!). Tanto que, no meme de 2011, citei o livro como o  que eu sempre recomendo para todo mundo (você pode ver aqui). Acho em crível a capacidade do autor para criar uma situação fantástica mas que nos fazem refletir sobre assuntos sérios. O livro foi adaptado para o cinema, mas confesso que não tive coragem de assistir.
Sobre o livro:
"Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma 'treva branca' que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas. O 'Ensaio sobre a cegueira' é a fantasia de um autor que nos faz lembrar 'a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam'". (Trecho retirado do Skoob)




Nos últimos tempos, acrescentei mais um livro à lista. Na verdade, acrescentei sete livros nessa lista! Acho que todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida Harry Potter! O universo criado pela J.K. Rowling é absolutamente fantástico e com personagens bem construídos. Eu acredito que todo mundo deveria se aventurar em Hogwarts! Eu comecei essa campanha porque uma amiga adora HP, mas só assistiu os filmes, nunca leu nenhum dos livros! Nada contra os filmes, até gosto bastante de alguns, mas nada substitui a leitura de Harry Potter que é absolutamente viciante e mágica!
Vou até ser legal, não precisa ler os sete livros, mas leia o primeiro (para se situar no universo HP) e o terceiro (porque é o meu favorito de todos! :D). Mas eu acho quase impossível ler um e não querer ler todos!

Sobre o primeiro e terceiro Harry Potter:

Harry Potter e a Pedra Filosofal: "Harry Potter é um garoto comum que vive num armário debaixo da escada da casa de seus tios. Sua vida muda quando ele é resgatado por uma coruja e levado para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Lá ele descobre tudo sobre a misteriosa morte de seus pais, aprende a jogar quadribol e enfrenta,  num duelo, o cruel Voldemort" (Trecho retirado da contracapa do livro.)

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: "Juntamente com Rony e Hermione, seus melhores amigos, Harry Potter está no terceiro ano da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Os assustadores guardas da prisão de Azkaban foram chamados para vigiar as entradas da escola, pois um perigoso assassino está foragido e tudo indica que seu alvo é o herdeiro de Lilian e Tiago Potter. O que acontecerá com Harry Potter diante desta ameaça?" (Trecho retirado da contracapa do livro)



PS: Só em escrever sobre HP já me dá aquela vontade de reler pela milésima vez! :D

4 comentários:

Karin de Oliveira disse...

Eu ainda não li o Ensaio sobre a Cegueira e sou louca para ler.

A saga Harry Potter realmente deve entrar para a lista, não só pela história, mas por todos os valores que ela transmite como lealdade, amizade, esperança e amor.

Anônimo disse...

Realmente O ensaio sobre a cegueira deveria ser lido por todos, ajuda demais a pensar em diversas coisas da vida e nos torna um pouco mais humanos.
Eu nunca li HP,acredita? Pois é, tá na minha fila de livros para ler antes de morrer. =]

Cláudia Oliveira disse...

Harry Potter é quase obrigatório. :)

Cristina Tonon disse...

Li alguns do Saramago, mas ainda não consegui pegar emprestado o ensaio sobre a cegueira. Já vi o filme e gostei.