Eu não tenho nada contra histórias que continuam, desde que exista uma história interessante para continuar. Vou usar meu exemplo clássico, Harry Potter tem sete livros e a minha vontade é sempre de ler do primeiro ao último, até porque a história é fascinante e os personagens vão crescendo e mudando com ela. (Já falei de HP durante esse meme aqui.)
Mas existem casos em que a história fica cansativa e parece nunca ter fim, como é o caso dos livros da série House of Night, que nos primeiros eu li super empolgada e depois de ler uns cinco livros em sequencia descobri que ainda tinha outros para ler. Eu li oito livros da série, que tem nove já publicados e mais um que deve ser lançado até o final do ano. Quando eu estava lendo o oitavo livro, eu, super inocente, tinha certeza de que finalmente o fim estava próximo, mas não ainda tem mais história. Eu vou ler os que faltam por pura curiosidade (sou dessas que quando começam a ler tem que ir até o fim!), porque a empolgação do início se perdeu.
O livro é sobre vampiros, assunto que eu gosto muito, misturado com lendas cherokee. O tema é interessante, mas a história já se alongou tanto que fica meio perdida. "House of Night" é um livro para adolescentes, então a linguagem é bem característica.
Se alguém se interessar, os noves títulos da série já publicados são: "Marcada", "Traída", "Escolhida", "Indomada", "Caçada", "Tentada", "Queimada", "Despertada" e "Destinada".
Já que estamos falando de livros com continuação e para ninguém falar que eu só falo em Harry Potter, vou citar um que li esse ano que eu adorei: "Jogos Vorazes", de Suzanne Collins. Eu assisti o filme, fiquei louca com a história e morrendo de curiosidade para ler o livro. Fui na livraria e comprei os três títulos, na ordem: "Jogos Vorazes", "Em chamas" e "A esperança", não consegui largar enquanto não terminei de ler, gostei muito mesmo
Jogos Vorazes: "Após o fim da América do Norte, uma nova nação
chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro
pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do
carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela
televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada
distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! " (Trecho
retirado do Skoob)
Em chama: "Depois da improvável e inusitada vitória de
Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter
mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos
dão sinais de que uma revolta é iminente.”
(Trecho retirado do Skoob)
A esperança: "Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução." (Trecho retirado do Skoob)
Nota pessoal sobre os livros: Gosto muito dos livros e acho super interessante para pensar a sociedade atual sob a lógica do espetáculo. É uma forma crítica de ver a relação do público com os reality show.