segunda-feira, outubro 31, 2011

Dia 31 – Qual o livro que você leu esse ano que mais gostou?

Escolher alguma coisa preferida, especialmente quando estamos tratando de livros, é quase impossível pra mim! No início do ano, li alguns livros que eu queria muito ler. Logo, vou escolher “As Brumas de Avalon” sobre o qual todo mundo falava e eu nunca tinha lido e era doida pra ler e com razão porque eu adorei muito! Com certeza, os quatro livros entraram para a lista dos meus favoritos! Eu recomendo, mesmo querendo muito matar a Guinevere chatinha!

Dia 30 – Qual foi o último livro que você comprou?


Comprei um Box com sete livros do Calvin e Haroldo que eu amo! (Se você até agora não tinha percebido que eu gosto de quadrinhos, agora é um bom momento pra notar!)
O que falar sobre o Calvin? Ele é um menino hiperativo de 6 anos de idade que tem um tigre de pelúcia, o Haroldo, com o qual ele vive muitas aventuras, levando os pais á loucura.
As histórias são divertidíssimas! E você que acha que é coisa de criança está muito enganado, os texto são super inteligentes e têm reflexões interessantes sobre mídia (Calvin é viciado em televisão!), sobre artes e sobre a vida.
Eu amo Calvin e recomendo muito!

Dia 29 – Quantos livros em média você costuma comprar por mês?

É muito difícil passar um mês inteiro sem comprar nenhum livro. Agora, não tenho uma quantidade média mensal, depende se eu encontrei algum livro que eu quero em promoção ou se minha orientadora sugeriu algum livro que parece ser interessante e vai ajudar na pesquisa... Mas quer me ver fazer a louca é encontrar algum site fazendo promoção de livros! Eu surto mesmo e compro mesmo! Adoro passear na livraria (acho que já falei isso antes) e comprar pelo menos um livrinho, até porque eu sempre quero algum livro. Agora comprar em sebos já não me agrada muito, eu tenho alergia a poeira e já tive experiências ruins em visitas a sebos. Sebos virtuais me agradam mais!

Dia 28 – O que você faz quando encontra uma palavra que não conhece durante a leitura?

Duas opções: primeiro eu tento entender pelo contexto, algumas vezes faz sentido e outras não. Quando não faz sentido ou eu achei a palavra muito legal e quero saber o que significa (vai que alguém escolhe enquanto estiver jogando Academia!:D) eu marco e procuro no dicionário depois. Faço a mesma coisa quando estou lendo um texto em outra língua e não entendo a palavra!

Dia 27 – Você costuma fazer anotações enquanto lê?

Nos meus livros de lazer/prazer eu não costumo escrever não. Raras exceções acontecem quando eu encontro uma frase que eu preciso compartilhar com o mundo.
Já nos meus livros acadêmicos eu escrevo e muito! Não tenho nenhum problema em fazer anotações nos meus livros (note bem que eu escrevo nos meus livros e não nos livros da biblioteca – odeio quando pego livro e está todo marcado –, para isso inventaram post-it, você anota, cola na página e antes de devolver retira para não atrapalhar os próximos leitores!) desde que seja a lápis porque dá pra apagar depois caso eu mude de ideia sobre a real importância daquilo... Eu penso melhor marcando e anotando no livro.

Dia 26 – Qual o maior (em número de páginas) livro que você já leu?


Eu sei que não tenho a mínima ideia não é uma boa resposta. Então estou escolhendo um livro qualquer, aparentemente grande, do qual eu tenha gostado e vou tentar convencer a mim mesma e ao resto do mundo que aquele é o maior livro que eu já li, mesmo que eu mesma e o resto do mundo não acreditemos nisso!
“O nome da rosa”, “Harry Potter e As Relíquias da Morte”, “O mundo de Sofia”... todos esses tem mais de 500 páginas... Desses três vou falar do que eu lembro de ter lido (os outros dois foram lidos há muito tempo!), que é o Harry Potter e esse eu li em um dia sem dormir!rs Eu não conseguia dormir, eu precisava terminar de ler o livro desesperadamente! E todo esse desespero nem se justificava porque eu já tinha lido o livro em inglês. Ou seja, a minha maluquice não tem limites! :D

terça-feira, outubro 25, 2011

Dia 25 – Tem algum livro que você tenha mais de uma edição do mesmo?

Ainda não, mas terei!rs Cada edição nova que aparece de “Alice no País das Maravilhas” que eu encontro tenho vontade de comprar e guardar e colecionar todos. Até agora eu resisti bravamente, me convenci de que eu não precisava de vários livros do mesmo, mas não sei até quando vou conseguir continuar me convencendo disso! Eu quero todas as Alices! #aloka





segunda-feira, outubro 24, 2011

Dia 24 – Você lê um livro por vez ou gostar de alternar a leitura em dois ou mais livros?

Eu leio vários livros de uma vez! Acho que no momento estou lendo quatro ao mesmo tempo! Dois são do mestrado (acho que são mais de dois, mas não estou contando pra não entrar em pânico!) e dois para distração! Quando é um livro que preciso ler o mais rápido possível porque preciso saber o final (ou qualquer outra maluquice desse tipo) leio só ele obsessivamente até acabar!

domingo, outubro 23, 2011

Dia 23 – Você costumar ler e-books?

Não! Até tentei ler alguns e-books em um período da minha vida, mas simplesmente não é pra mim! As árvores que me desculpem, mas eu preciso de livros impressos em papel com capas bonitas, que eu possa tocar, marcar, anotar, praticamente me relacionar. Eu amo livros! Adoro comprar livros, adoro passear na livraria (sim, eu sei que é programa de maluco, mas adoro passar horas andando pela livraria). Eu gosto do objeto livro, um e-book não me satisfaz!

sábado, outubro 22, 2011

Dia 22 – Cite um ou dois livros com títulos que você acha interessante.



Eu geralmente não escolho livros só pelo título, mas lembro de um ou outro que eu escolhi por essa razão.

Um dos livros foi “Sonhos de Einstein”, achei poético ou, sei lá, meio viajante e comprei pelo título sem ter a mínima ideia do que se tratava. Adorei o livro, recomendo!
O outro livro que consigo lembrar agora que me interessou pelo título foi “O guia do mochileiro das galáxias” de Douglas Adams. Esse eu confesso que assisti ao filme, achei divertido e compre todos os livros da coleção. Na verdade todos os títulos da série têm nomes ótimos! São eles: “O restaurante no fim do universo”; “A vida, o universo e tudo mais”; “Até mais e obrigado pelos peixes” e “Praticamente inofensiva”.

sexta-feira, outubro 21, 2011

Dia 21 – Quanto tempo em média você demora para ler um livro?




Depende muito! Se eu gostar muito do que eu estiver lendo ou ficar muito curiosa para saber o que vai acontecer até esqueço de dormir... Mas se eu achar chato ou maçante costumo enrolar e ler outro livro ao mesmo tempo. Posso ler um livro em algumas horas ou enrolar semanas. O tempo é determinado pelo livro, ele determina meu ritmo.

Dia 20 – Você gosta de poesias?

Eu não desgosto de poesia, mas dificilmente escolho ler poesias. Geralmente quando leio é poesia de algum amigo ou conhecido.
Mesmo assim, acho que gosto muito de dois poetas Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes, as músicas/poesias do último são apaixonantes!

quinta-feira, outubro 20, 2011

Dia 19 – Qual é o livro que você leu, gostou e recomenda para todo mundo ler também?



Eu achei que fosse ser difícil responder essa pergunta, mas foi só pensar um pouquinho que a resposta me pareceu até meio óbvia.
Eu sempre falo que todo mundo tem que ler “Ensaio sobre a cegueira” do José Saramago. Eu sou apaixonada por esse livro e sempre recomendo quando alguém pergunta.

Dia 18 – Você lê livros que não são para sua idade?


Eu sou a maior fã de livros infanto-juvenis, especialmente os que têm magia no meio da história. O exemplo mais óbvio são os livros do Harry Potter pelos quais eu sou completamente apaixonada! Se esses livros são para crianças eu não me importo, a história é fantástica e super vale a pena ler!
Acho que nem precisava escrever tudo isso, já que minha dissertação de mestrado é sobre a Turma da Mônica Jovem que eu adoro e tenho/leio todas! Ainda li os livros para adolescentes com os personagens da turma jovem, esses foram por interesse acadêmico.

Dia 17 – Cite um livro que você achou que iria gostar e acabou não gostando


Os livros da saga Crepúsculo tinham tudo para ser um sucesso na minha cotação literária: muita aventura e romance com vampiros e lobisomens. Mas não foi bem assim...
A minha primeira reclamação é simples: para um livro de vampiro tem muito pouco sangue! Acho que estou mal acostumada com True Blood e fico querendo rios de sangue jorrando!rs Nem precisava disso tudo! Acho que eu queria mais ação e menos nhê-nhê-nhê. Sempre que eu começava a me animar com um dos livros, achando que finalmente alguma coisa iria acontecer, nada! Mais decepção! Eu gosto de romance a minha coleção da Jane Austen na estante é a prova disso, mas odeio muito blá-blá-blá e pouca ação, especialmente quando tem vampiros envolvidos na história...

Dia 16 – Cite um livro que você achou que não iria gostar e acabou adorando.

Eu estou pensando no que responder aqui, mas não tenho ideia...
Como eu já disse, eu não costumo largar livros inacabados, então evito ler aquilo que eu acho que não vou gostar. Acho que poderia citar algum dos livros das aulas do mestrado... Eu não vou lembrar o título do livro, ou melhor, do texto agora, mas quando eu tive que ler Marcel Mauss eu não estava muito entusiasmada, mas gostei muito do texto sobre “imitação prestigiosa”... Acho que está no livro “Ensaio sobre a dádiva”, mas posso estar inventando...

Dia 15 – Qual é o seu vilão literário favorito?


Desde que eu li "Harry Potter e a Ordem da Fênix" eu amo e odeio com todo o meu coração a Dolores Umbridge. Eu acho super eficaz vilão que segue (ou cria) normas pra mostrar que está certo. Ela é sádica (aquela pena que tira sangue pra fazer tinta é a prova disso) e se acha fantástica ou pelo menos mais fantástica do que os “trouxas”, os “sangue-ruim” e os “mestiços”.




O outro vilão que amo muito é o Coringa!
Só digo uma coisa: leia “A piada mortal” e me diz se ele não é foda! Me divirto horrores com ele!

Dia 14 – Se você pudesse fazer uma pergunta para o seu escritor preferido (vivo ou morto), qual seria o escritor e qual seria a pergunta?


Eu perguntaria pro Maurício de Sousa:
-Por que a Turma da Mônica vai ficar adulta? Por quê?!?!
Eu levei um tempo aceitando que eles ficaram adolescentes e um tempo maior ainda convencendo minha mãe de que a Turma da Mônica Jovem é super legal e depois convencendo o mundo que era um tema ótimo para pesquisa.
Ai um dia eu entro na internet e descubro que a turma vai ficar adulta, ai meu mundo caiu (bem melodramático com a música da Maysa!).
Ainda estou traumatizada com essa informação (como você pode ler aqui)!

Dia 13 – Se você pudesse trocar de lugar com o personagem de um livro, qual seria?

Eu pensei muito! Primeiro achei que seria legal trocar de lugar com uma das heroínas de Jane Austen, de preferência Elizabeth Bennet, mas ai pensei melhor e escolhi a Alice!
Eu adoro a ideia de uma personagem curiosa, que segue um coelho falante e acaba num lugar louco porém fantástico. É tanta loucura vivida pela Alice que eu acho que ia gostar bastante de trocar de lugar com ela! Seria divertidíssimo viver toda aventura no País das Maravilhas!



Dia 12 – Se você pudesse conhecer um lugar/mundo que só existe nos livros, qual seria?


Aqui começa a série de perguntas que eu não sei responder!rs
Pode ser mais de um lugar?! Eu fico em dúvida entre quais lugares mágicos de livros eu escolheria...
Pensei em três:
Hogwarts
Nárnia
País das Maravilhas
Vou tentar por eliminação! Mentira! Eu não consigo eliminar nenhum desses!rs Fala sério! O castelo de Hogwarts deve ser fantasticamente mágico, Nárnia deve ser um lugar lindo e o País das Maravilhas o lugar mais maluco e interessante da face da terra (se ele existisse seria!).
Eu quero ir para os três lugares!
Quero pegar o trem ou abrir o guarda-roupas ou seguir o coelho branco! :D

Dia 11 – Cite um livro que fez você rir



Os livros do Luis Fernando Veríssimo! Adoro as crônicas são divertidíssimas. Os livros, que eu sempre leio e adoro, são “Sexo na cabeça” e “As mentiras que os homens contam”. Me fazem rir e como são crônicas da pra ler rapidinho!





Dia 10 – Se você pudesse escolher um único livro para ganhar/comprar até o final do ano, qual seria?


Escolher um único livro para ganhar/comprar é uma missão quase impossível para mim! Mas eu vou tentar! Acho que escolheria um livro que está esgotado e eu estou lendo a edição em inglês e que está me dando muito trabalho, eu escolheria “O processo ritual”, de Victor Tunner (já falei dele aqui). Esse livro está esgotado, eu procurei nos sebos on-line e custa uma pequena fortuna. Facilitaria bastante minha vida!

domingo, outubro 09, 2011

Dia 09 – Você costuma ficar com todos os livros que compra?

Eu costumo ficar com todos os livros que eu compro! A única situação em que eu troco livros é quando compro o mesmo mais de uma vez (aconteceu algumas vezes nos últimos meses com os livros do mestrado...), eu fico com o livro na cabeça, esqueço que já comprei (geralmente, porque ainda não tive tempo de ler!) e compro o mesmo!

Buscando inspiração...

Estou querendo cortar o cabelo, mas ainda estou sem coragem porque quero cortar bastante. Fui buscar inspiração (o Google ajuda em tudo!rs) e estou apaixonada pelo cabelo da Rihana (não, eu não vou pintar de vermelho!) e um dos milhares de cabelos da Tyra Banks (na verdade, eu super adoro todos os cabelos da Tyra, mas estava em busca dos cacheados). Pra finalizar, separei dois cabelos de Camila Pitanga, um na altura dos ombros e o mais recente Chanel irregular que eu acho fofo, mas acho curto demais ainda não estou com essa coragem toda!





PS: Estou aceitando sugestões!

sábado, outubro 08, 2011

Dia 08 – Quantos livros você tem? Qual o autor que você tem mais livros?

Fiquei muito tensa quando li essa pergunta e tentei contar quantos livros têm na
minha estante (quadrinhos contam?!). Mas meus livros estão espalhados por minhas diferentes casas, aqui na minha estante atual devem ter uns 200 livros, sem contar os quadrinhos. Mas, estou montando mais uma estante para poder caber o resto dos livros... Então,não faço a mínima ideia de quantos livros eu tenho...

Como meus livros estão espalhados, também não sei de qual autor tenho mais livros mas vou chutar que os livros da Ágatha Christie ocupam um bom espaço na minha estante... Se eu for contar os quadrinhos Maurício de Sousa ganha fácil, mesmo sem ter todos os quadrinhos aqui...

Dia 07 – Você costuma emprestar ou pegar livros emprestados?

Até empresto, mas para algumas pessoas específicas que eu saiba onde moram!rs Geralmente, pego emprestado com essas mesmas pessoas... Já falei que se não me devolver persigo até o fim do mundo!rs

Dia 06 – Quem (ou o quê) inspirou seu amor por livros?

Eu não lembro da minha vida sem livros! Logo, não lembro do momento em que me apaixonei pelo mundo literário. Provavelmente, a inspiração veio dos meus pais lendo pra mim desde criança, ajudados pelos livros infantis lindos que eu tinha em casa. Acho que, por isso, sempre que tenho que dá um presente para uma criança dou um livro, quem sabe não consigo inspirar novos leitores.
A outra inspiração para o meu amor, não necessariamente pelos livros, mas pelo ato de ler foram os quadrinhos. Sou apaixonada pela Turma da Mônica até hoje e ainda tenho meus gibis guardados (alguns desde que eu tinha uns 4 anos de idade, outros que eu herdei da minha mãe).

Dia 05 – Você costuma abandonar a leitura de um livro?

Persisto até o fim, mesmo sabendo que vou odiar! Por isso, geralmente evito alguns tipos de livro que, em geral, eu não gosto, porque sei que vou ler até o fim mesmo que leve um tempo. Eu sei que é sádico ler aquilo que não agrada, mas não consigo evitar, só em pensar que vai ter um livro na minha estante que eu nunca acabei de ler me causa uma certa agonia (maluquice não tem limites!).

Dia 04 – Onde você gosta de ler?

Eu amo ler deitadinha na minha cama!
Costumo ler, mais até do que gostaria, no ônibus porque é ótimo para distrair dos engarrafamentos habituais.
Eu sou da teoria que qualquer lugar é lugar quando se tem um bom livro em mãos. Quando estou muito empolgada lendo nada me incomoda, nem o lugar, nem os barulhos, fujo completamente da realidade e mergulho no universo do livro.

sexta-feira, outubro 07, 2011

Dia 03 – Você lê resenhas de livros?

Eu não tenho o costume de ler resenhas de livros, por isso, esse é o fator que menos me influencia na escolha de um livro. Algumas vezes leio resenhas depois de ter lido o livro (sim, é maluquice,mas gosto de saber o que as pessoas pensam dos livros que eu li!).
Para não dizer que nunca leio resenhas de livros, sou assinante da revista Bravo! e leio as sugestões de livros, mas nunca foi um fator determinante nas minhas escolhas.

domingo, outubro 02, 2011

Dia 02 – Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá?

O último que li ou foi um da Ágatha Christie (acho que era o “Poirot perde uma cliente”) ou o “Despertada” da série House of nigth. Geralmente, leio mais de um livro ao mesmo tempo, então fica difícil lembrar a ordem exata...


Eu adoro ler Ágatha Christie e sempre que encontro algum novo eu compro, esse fez parte das comprinhas da bienal na L&PM pocket (eu disse que fiz a louca!). Gostei muito do livro, mas eu adoro um suspense, os da Ágatha (olha a intimidade) em especial.
O “Despertada” é o oitavo livro (ou seria o sétimo, não me recordo!) da séria House of Night. Nas férias de janeiro, eu comprei os seis (ou seriam cinco) primeiros livros da série e li como se não houvesse amanhã em uns três dias. O livro mistura vampiros (que eu sempre gosto) com lendas cherokees. São bem dinâmicos e diveridos, um ótimo passatempo.


O que pretendo ler (sem contar a pilha do mestrado) é o primeiro livro de uma trilogia de uma autora nova e amiga de um amigo meu que eu conheci na bienal . O nome do livro é “Chantilly” de Mare Soares. Um pedacinho do que está escrito na contra capa “Mergulhe nesta aventura, em um ambiente noir, repleta de mistérios a serem desvendados numa cidade onde as pessoas perdem as lembranças”.
Essa capa não dá vontade de morder?!

Dia 01 – Que livro que você está lendo?

Eu estou lendo 3 livros no momento, dois para o mestrado (sim querida orientadora, minha leitura está atrasada!) e um para me distrair.

Mestrado: “Os ritos de passagem” de Arnold Van Gennep e “O processo Ritual” de Victor Turner
Para matar a curiosidade, minha pesquisa é sobre juventude e esses dois livros são fundamentais porque a juventude é descrita como um período transitório, um rito de passagem. Os dois livros estavam esgotados, mas a Editora Vozes lançou uma edição nova do livro do Gennep, bem que podiam fazer o mesmo com o “O processo Ritual”, estou lendo um versão em inglês que eu consegui comprar.



Distração: “Mulheres” do Bukowski

O Bukowski eu comprei na última bienal do livro (fiz a louca na L&PM pocket!) e só li o início. Sendo assim, vou dar algumas informações que estão na contra capa da minha edição.
O livro foi
publicado em 1978, sendo o terceiro romance do autor, “ele sintetiza a alma de todos que se sentem
à margem”.
Eu sei que não escrevi muita coisa, mas li as primeiras páginas e foi difícil (porém, necessário) de parar. Eu
não conhecia o autor, mas estou achando interessante. Eu diria: experimente!


Meme Literário de um mês 2011


Assim como no ano passado, resolvi participar do Meme Literário do blog da Happy Batatinha
(quem quiser saber como participar visite o blog dela). Diferente do que eu fiz ano passado, vou postar no mês certo e não quando me der vontade.
Já estou começando atrasada, mas até amanhã acerto tudo!

Segue a lista dos trinta e um dias:

Dia 01 – Que livro que você está lendo? Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?
Dia 02 – Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá? Fale um pouco sobre eles.
Dia 03 – Você lê resenhas de livros? Elas influenciam na escolha de um livro? Ou na opinião que você tinha sobre um livro lido?
Dia 04 – Onde você gosta de ler? No sofá? Na cama? No ônibus? O lugar onde você costuma ler é o lugar onde você gosta de ler?
Dia 05 – Você costuma abandonar a leitura de um livro? Você está no meio da leitura de um livro, só que está odiando. É chato, sem graça, mal escrito… O que faz? Larga-o na mesma hora ou persiste até o final?
Dia 06 – Quem (ou o quê) inspirou seu amor por livros? Conte como foi.
Dia 07 – Você costuma emprestar ou pegar livros emprestados? Sim? Não? Por que?
Dia 08 – Quantos livros você tem? Qual o autor que você tem mais livros? Fale um pouco sobre isso.
Dia 09 – Você costuma ficar com todos os livros que compra? O que faz com aqueles que não gosta? Troca? Dá? Fica?
Dia 10 – Se você pudesse escolher um único livro para ganhar/comprar até o final do ano, qual seria?
Dia 11 – Cite um livro que fez você rir. Fale um pouco sobre ele.
Dia 12 – Se você pudesse conhecer um lugar/mundo que só existe nos livros, qual seria? Por que?
Dia 13 – Se você pudesse trocar de lugar com o personagem de um livro, qual seria? Que história dessa personagem você gostaria de viver?
Dia 14 – Se você pudesse fazer uma pergunta para o seu escritor preferido (vivo ou morto), qual seria o escritor e qual seria a pergunta?

Dia 15 – Qual é o seu vilão literário favorito? Por que?
Dia 16 – Cite um livro que você achou que não iria gostar e acabou adorando. Fale sobre ele.
Dia 17 – Cite um livro que você achou que iria gostar e acabou não gostando. Fale sobre ele.
Dia 18 – Você lê livros que não são para sua idade? Como livros infanto-juvenis ou YA para quem é adulto, ou livros adultos para quem é adolescente.
Dia 19 – Qual é o livro que você leu, gostou e recomenda para todo mundo ler também?
Dia 20 – Você gosta de poesias? Qual o seu poeta ou poema favorito?
Dia 21 – Quanto tempo em média você demora para ler um livro?
Dia 22 – Cite um ou dois livros com títulos que você acha interessante. Você costuma escolher livros pelo título?
Dia 23 – Você costumar ler e-books? Ou prefere o bom e velho livro em papel? Por que?
Dia 24 – Você lê um livro por vez ou gostar de alternar a leitura em dois ou mais livros?
Dia 25 – Tem algum livro que você tenha mais de uma edição do mesmo? Se sim, por que?
Dia 26 – Qual o maior (em número de páginas) livro que você já leu? Quanto tempo demorou? Fale sobre ele.
Dia 27 – Você costuma fazer anotações enquanto lê? Se sim, onde? A ideia de fazer anotações no próprio livro lhe assusta?
Dia 28 – O que você faz quando encontra uma palavra que não conhece durante a leitura? Para para procurar no dicionário? Anota para procurar depois? Ou tenta deduzir seu significado pelo contexto?
Dia 29 – Quantos livros em média você costuma comprar por mês? Você costuma comprar livros em sebos, ou prefere as livrarias? Compra muito pela internet?
Dia 30 – Qual foi o último livro que você comprou? Fale sobre ele.
Dia 31 – Qual o livro que você leu esse ano que mais gostou? Fale sobre ele.