terça-feira, abril 30, 2013

DL 2013 Abril: O Segundo Verão da Irmandade


Antes de começar a escrever sobre o livro que escolhi para o mês de abril, vou dizer o óbvio (ou, pelo menos, óbvio para mim!) que eu adoro um livro para adolescentes! Tendo isso m mente podemos falar finalmente sobre o livro...

Em primeiro lugar, o livro é o segundo volume de “A Irmandade das Calças Viajantes” que conta a história de quatro amigas desde a infância que vão passar seu primeiro verão separadas e encontram calças jeans que magicamente servem em todas elas, mesmo Tibby, Carmem, Bridget e Lena tendo biótipos completamente diferentes. Para se manterem próximas durante o verão, elas combinam um rodízio com as calças, que viajam de amiga para amiga.

“Somos tudo umas pras outras. Não precisamos dizer isso; simplesmente é assim. Às vezes, parece que estamos tão próximas que formamos uma única pessoa completa, em vez de quatro pessoas separadas. Acomodamo-nos em categorias ― Bridget, a atleta; Lena, a bela; Tibby, a rebelde e eu, Carmen, a... o quê? A que tem mau gênio. Mas, a que mais se preocupa. A que se preocupa com que nos mantenhamos juntas.
Você sabe qual é o segredo? É tão simples... Nós amamos umas às outras. Somos simpáticas umas com as outras. Você sabe o quanto isso é raro?”
(A Irmandade das Calças Viajantes)

Cada livro da série (são quatro no total) narra um verão da vida das quatro amigas. Em “O Segundo Verão da Irmandade”, Bridget redescobre a avó com quem perdeu contato há muitos anos, Tibby vai para um curso de cinema, Carmen e Lena permanecem na mesma cidade, a primeira tentando aceitar o novo namorado da mãe e a segunda sofrendo pelo ex-namorado. Durante as situações do verão elas aprendem a se entender melhor, descobrem novas formas de lidar com as mudanças nas suas vidas e também como lidar com suas famílias.

O mais interessante do livro é a forma como a amizade das quatro é construída. Nem sempre as coisas dão certo, nem sempre elas concordam com tudo, mas elas encontram maneiras de apoiarem umas as outras.

Na abertura de cada capítulo, a autora colocou citações diversas que podem ser trechos de livros, pedaços de músicas ou até citação de algum personagem do próprio livro.

Eu gostei bastante dos quatro livros, li tudo em dois dias porque não conseguia parar de ler. Eu já tinha assistido aos dois filmes baseados nos livros (acho que é “Quatro amigas e um jeans viajante”) e achei o enredo dos filmes superficiais. Nos livros a construção das personagens é bem detalhada e elas não são quaro meninas bonitas e sem defeito, pelo contrário, elas têm defeitos, têm problemas de autoestima e problemas familiares. Acho super fácil se identificar com as amigas e suas histórias.

“As Calças Viajantes, além de ser o mais bonito par de calças jeans que já existiu um dia, são também gostosas, confortáveis e sábias. E, além do mais, fazem você ficar com uma aparência realmente ótima”.

O Segundo Verão da Irmandade
Ann Brashares
Rocco Editora
408 páginas

Para mais informações sobre o Desafio Literário é só visitar o blog clicando aqui.

PS: Confesso que chorei muito lendo os livros...
PPS: Assim como o livro do mês passado, li o e-book.

Nenhum comentário: