domingo, maio 19, 2013

DL 2013 Maio: Ana Karênina


Esse mês a ideia era ler livros citados em filmes. Meu tema favorito de todos! Achei ótimo juntar minha paixão pelo cinema com meu amor pela literatura. Minha intenção era ler os livros da Ursula Le Guin citados no filme “Clube de Leituras de Jane Austen”. Sim, os livros da Jane Austen obviamente são citados no filme, mas eu já tinha lido todos e uma das propostas do desafio é lermos livros novos, não valem releituras!
Mas eu estou falando tudo isso pra dizer que eu ganhei os livros da Ursula Le Guin de presente, minha tia me mandou de Portugal (aqui no Brasil é difícil encontrar os livros dela) só que eles ainda não chegaram nas minhas mãos e eu tive que escolher outro livro.

Eu olhei a lista de sugestões no blog do Desafio Literário (para conhecer é só clicar aqui) e escolhi um livro que eu já queria ler e que tinha em casa (na verdade, minha mãe que tinha!rs). Depois dessa enrolação toda, eu escolhi o livro “Ana Karênina”, citado no filme “Mensagem para você” (um daqueles com a Meg Ryan e o Tom Hanks!). Bem, eu escolhi o livro baseada na lista do blog, porque eu não tinha a mínima lembrança do filme. Eu queria saber em que cotexto o livro aparecia para poder citar aqui na resenha, mas eu não vi o livro, nem ouvi nenhum personagem o mencionado. Então, eu perguntei lá na página do Desafio Literário e tinha havido uma confusão. Na verdade, “Ana Karênina” aparece no filme “A Insustentável Leveza do Ser” que eu não lembro de ter assistido, mas já coloquei na listinha!

Pra começar posso dizer que o livro é grande e de um autor russo, o que não seria um problema se os personagens não tivessem nomes longos (e russos, claro!) e que cada hora se chamassem por parte desse nome ou por um apelido. No início isso foi bem complicado, mas depois que a leitura engrena você se acostuma e mesmo que não lembre de todos os nomes passa a saber quem é quem pelo contexto da história.

Minha outra observação é que apesar do livro se chamar “Ana Karênina”, pra mim o personagem Liêvin (que se chama Constantino Dmítrievitch Liêvin e que em determinado momento passa a ser chamado pelo apelido intimo, Kóstia – eu leve um bom tempo pra associar os nomes...) é o protagonista da história. Acho que ele é o personagem central, muito mais do que a Ana. Não que a história da Ana não seja interessante, mas o ponto de vista do Liêvin é muito mais interessante para se ter uma ideia de como funcionava a sociedade russa, tanto no campo quanto na cidade. Ou, talvez, eu apenas tenha simpatizado mais com ele do que com a Ana. Eu fiquei muito revoltada com o final da Ana na história, não vou comentar claramente minha indignação pra não fazer spoiler do livro!

Sinopse (retirada do Skoob): o romance Ana Karênina narra a história do amor difícil e controvertido vivido pela protagonista Ana na Rússia czarista. Ela é uma mulher casada que vai atrás de seu amante Vronski mas, arrebatada por uma paixão proibida, resvala cada vez mais para um abismo de mentiras e destruição. Tolstói questiona o significado da vida e da justiça social tendo como pano de fundo as crises familiares. É o maior romance do adultério na literatura universal.

Ana Karênina
Liev Tolstói
Editora Abril Cultural
748 páginas

PS: Eu encontrei o nome Ana Karênina escrito de várias formas diferentes, escrevi assim porque é como está na capa do meu livro que é uma edição diferente dessa que ilustra o post.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns por ter chegado ao final das mais de 700 páginas!

Anônimo disse...

Estou louca para ler esse livro, vi o filme na versão com a Sophie Marceau e gostei demais. Essa nova versão com a Keira Knightley eu ainda não assisti, mas é um tema que me interessa muito, ainda mais pelo autor.

Beijos

Lígia disse...

Esse livro é otimo! Para mim o Liêvin é o verdadeiro protagonista também, li uma vez por aí que ele é o alter-ego do Tolstói, por isso o ponto de vista dele é tão importante no romance.