terça-feira, janeiro 01, 2013

200 anos de "Orgulho e Preconceito"

Quem me conhece ou já leu alguma coisa aqui no blog deve ter notado que eu adoro os livros da Jane Austen. Gosto muito dos seis romances da autora, acho os personagens e as descrições dos hábitos e costumes da época muito interessantes. Além disso, as histórias são atemporais, tanto que é possível ver filmes que não são de época usarem um enredo muito similar aos livros da autora, é o caso, por exemplo, de "As Patricinhas de Beverly Hills", que eu vejo como  uma versão atual de "Emma", e de "O Diário de Bridget Jones", que faz referência direta à "Orgulho e Preconceito".
Meus dois romances favoritos com certeza são "Persuasão" e "Orgulho e Preconceito", dependendo do meu humor escolho um deles como favorito.

Todo esse meu momento Jane Austen é para começar o ano de 2013 comemorando os 200 anos de "Orgulho e Preconceito". Acho interessante celebrar esse aniversário lendo (ou, no meu caso, relendo) o romance.
Mas se você não é muito adepto de leituras de romances, comemore assistindo uma das várias adaptações de "Pride and Prejudice" (no título original) para a TV e o cinema. Eu particularmente adoro o filme dirigido pelo Joe Wright, com a Keira Knightley no papel de Lizzie Bennet, mas se você quiser algo diferente tem até uma produção de Bollywood (nunca assisti, mas fiquei curiosa quando descobri que existe!). 
Mas se você não gosta de ler romances, nem de assistir filmes de época, não desista ainda de homenagear "Orgulho e Preconceito". Existem produções que se passam nos dias atuais é que fazem referência a obra como "O Diário de Bridget Jones", citado anteriormente, e  uma websérie muito divertida chamada "The Lizzie Bennet Diaries", na qual uma jovem faz um diário em forma de vídeo contando o que acontece na vida dela, os personagens e situações são os mesmos do livro de Jane Austen mas numa versão moderna com a qual um adolescente de hoje consegue se identificar facilmente. Os episódios são curtos, em média uns cinco minutos, e estão disponíveis no canal da série no youtube (você pode ver clicando aqui), porém os episódios estão em inglês.

Acho que é isso, por enquanto...

Feliz Ano Novo!!! :D

PS: Para quem está participando do Desafio Literário 2013 e ainda não sabe o que ler no mês de maio, "Orgulho e Preconceito" é uma ótima sugestão pra quem nunca leu! O livro é citado no filme "Clube de leituras de Jane Austen".

Nenhum comentário: