quarta-feira, fevereiro 06, 2013

DL2013 Janeiro: Memórias de uma Gueixa

Há muito tempo atrás eu assisti ao filme “Memórias de uma Gueixa” e gostei especialmente do colorido das cenas. Lendo o livro homônimo consegui visualizar o colorido dos quimonos e das maquiagens com a mesma intensidade de quando assisti a cena no cinema. Mas acho que estou me adiantando e deveria começar pelo princípio ou, pelo menos, falar sobre o que se trata o livro.

Como fica claro no título, o livro narra as memórias da gueixa Sayuri, desde a sua infância, quando foi vendida pela família, até se tornar uma das gueixas mais renomadas do Japão. Através da narrativa de Sayuri já idosa conhecemos como funcionava um okiya – que eram as casas onde as gueixas viviam – e como acontecia o treinamento para se tornar uma gueixa, elas aprendiam dança, música, como se vestir, como se portar, todo o corpo era treinado para se portar de uma determinada maneira.

Acho interessante que a leitura nos leva a ter uma visão mais precisa do que era uma gueixa, porque, em geral, a ideia de gueixa aparece como sinônimo de prostituta. Mas, a partir da narrativa, desconstrói-se essa ideia e o significado da palavra gueixa faz todo sentindo. “E de fato o ‘guei’ de gueixa significa ‘artes’, de modo que a palavra ‘gueixa’ significa na verdade ‘artesã’, ou ‘artista’”. Por isso, uma gueixa estudava dança, canto e alguns instrumentos, além de estudar para realizar a cerimônia do chá.

O livro pinta com muita clareza as cores e formas dos lugares e dos personagens. Tudo é narrado com muitos detalhes e muita delicadeza. A história é cativante, li sem parar, era muito difícil largar o livro.

"Quaisquer que sejam as nossas lutas e triunfos, qualquer que seja o modo como os experimentamos, em breve todos fundem-se numa coisa só, como a tinta aguada de uma aquela num papel".


Memórias de uma Gueixa
Arthur Golden
Imago Editora
451 páginas

Para mais informações sobre o Desafio Literário é só visitar o blog clicando aqui.

Nenhum comentário: